Soirées littéraires – A elegância do ouriço

Soirées littéraires – A elegância do ouriço

Evento bimestral da Aliança Francesa de Curitiba e Marcelo Almeida Cultura.
Venha discutir com Marcelo Almeida e demais participantes obras da literatura francesa e francófona.

Como funciona o evento:

  1. É selecionada uma obra francófona. Este mês: A elegância do ouriço de Muriel Barbery
  2. O público interessado faz inscrição e pode emprestar a obra na secretaria da AF;
  3. O publico inscrito pode ler a obra até o dia do evento;
  4. No dia do evento, os participantes debatem, conversam sobre a obra;
  5. Após o evento, os participantes devolvem a obra.

Data : 23/11
Horário: 19h00
Local: Café Babette
Informação: 3223.4457 ou contato@afcuritiba.com.br 
Evento gratuito e aberto ao público
Sinopse:

Em um prédio refinado no centro de Paris, com oito apartamentos habitados apenas por pessoas ricas e tradicionais, duas narradoras constroem a trama. Uma delas é a zeladora de meia-idade Renée, que esconde possuir grande inteligência e vasta e sofisticada cultura. A outra é Paloma, uma garota superdotada de 12 anos, caçula de uma abastada família que morava ali, e que se impõe um desafio terrível: ou descobre algum sentido para a vida, ou comete suicídio e incendeia o prédio no seu aniversário.

Observadoras e perspicazes, elas misturam argumentos filosóficos, revelações estéticas, birras de classe, maldades adolescentes, poemas orientais e filmes blockbuster para analisar a vida em si e os habitantes do prédio, com suas manias e segredos.

Um dia, um senhor japonês chamado Kakuro Ozu se muda para o prédio e a aventura começa. Sorridente e misterioso, ele saberá salvar Paloma e Renée da mediocridade geral e de seus próprios tormentos. A obra conduz os leitores a questões como o tempo, a justiça, a beleza, a arte e o amor.

A tradução do francês para o português, feita por Rosa Freire d’Aguiar, foi finalista no Prêmio Jabuti 2009. Muriel Barbery fez do romance A elegância do ouriço a boa surpresa literária de 2006 na França, onde vendeu mais de 850 mil exemplares.