Camille Bertault e Nelson Faria no LABmoda

A cantora sensação do jazz francês, Camille Bertault, volta ao Brasil para uma curta temporada de shows em comemoração à Fête de La Musique, a grande celebração da música que começou na França em 1982 e que acontece desde então ao redor do planeta.

Contando com o apoio do Bureau Export, Institut Français do Brasil,  Embaixada da França e Aliança Francesa de Curitiba, os shows ocorrerão entre os dias 26 e 29 de junho, com datas já confirmadas no Rio de Janeiro (dia 26, no Blue Note), Curitiba (dia 27, no LabModa), em São Paulo (dia 28, no Jazz nos Fundos) e em Porto Alegre (dia 29, no Agulha Bar). Os shows terão repertório dos dois discos da cantora e compositora francesa, En Vie (Sunnyside Records, 2016) e Pas de Géant (Okeh Records / Sony France, 2018), além de versões para standards do jazz e da bossa nova.

Camille tem uma forte ligação com o Brasil e com a música brasileira, tanto que sua obra mistura jazz, chanson, influências de Gainsbourg e da Bossa Nova. Ela já recebeu Ed Motta como convidado especial para uma série de shows em 2018,  se apresentou em duo com o violonista brasileiro Diego Figueiredo e já participou de jam sessions históricas com Hamilton de Holanda, Hermeto Pascoal, Itiberê Zwarg, dentre outros. Em julho de 2019 a cantora irá se apresentar ao lado de Ivan Lins no Festival de Jazz de Montreaux, na Suiça.

Data: 27 de junho, quinta-feira
Horário: 20h00
Local: Palco do Lab Moda no Pátio Batel, piso S1.
Evento Gratuito

 

Soirées Littéraires | Vinte mil Léguas Submarinas

Evento bimestral da Aliança Francesa de Curitiba e Marcelo Almeida Cultura.
Venha discutir com Marcelo Almeida e demais participantes obras da literatura francesa e francófona.

Como funciona o evento:

  1. É selecionada uma obra francófona. Este mês: Vinte mil Léguas Submarinas, por Jules Verne.
  2. O público interessado faz inscrição e pode emprestar a obra na secretaria da AF;
  3. O publico inscrito pode ler a obra até o dia do evento;
  4. No dia do evento, os participantes debatem, conversam sobre a obra;
  5. Após o evento, os participantes devolvem a obra.

Data : 22/09/19
Horário: 19h30
Local: Café Babette
Informação: 3223.4457 ou contato@afcuritiba.com.br 

INSCRIÇÕES GRATUITAS

Sinopse:  Aronnax é um professor que se vê em meio a um grave acidente marítimo, ele e sua equipe são resgatados e, em seguida, feitos prisioneiros do capitão Nemo e sua tripulação, a bordo do misterioso submarino Náutilus. Excluídos e escondidos do mundo, por iniciativa própria, a tripulação do submarino vive uma vida à parte da que Aronnax e seus companheiros conheciam até então, mesmo sendo ele justamente um professor naturalista.
“- Professor – replicou vivamente o comandante -, não sou o que chama de um homem civilizado! Rompi com a sociedade inteira por razões que só eu tenho o direito de apreciar”.
Arronnax será então confrontado com a realidade de um mundo submarino sobre o qual ele julgava conhecer, mas que, na verdade, se mostra bem mais complexo do que qualquer conhecimento acadêmico que ele tinha até então. Acompanharemos, assim, as aventuras que o professor passa a ter na companhia do capitão Nemo e o modo como cada descoberta mexe com o que ele pensava que sabia sobre aquela parte do mundo e mesmo com o que se sabia à época da publicação desta obra.

Quiz Festa da Música

Com o intuito de divulgar a Cultura Francófona estamos disponibilizando o quiz ”Fête de la musique”. Esta festa acontece todos os anos na Europa, marcando o início do verão. Em especial no dia 21 de junho, com muitos concertos e shows gratuitos pelas, onde as pessoas podem livremente divulgar a cultura através da sua arte.

Regulamento:

Quiz Fête de la musique:

  • Data:12 a 19.06
  • Participantes: Alunos da Aliança;
  • Assista ao vídeo sobre a Fête de la musique, que se encontra na Culturethèque. Para localizá-lo basta digitar: Fête de la musique, ou assista em nossas midiatecas.
  • Após assistir, escutar e ler as perguntas do quiz, responda ao quiz que estará impresso.

Prêmios: Kits com obras francófonas.

Regulamento:

1- Écoutez et Regardez la vidéo: https://www.youtube.com/watch?v=jIlS0NFG1tA&feature=youtu.be
2- Répondez au questionaire et n’oubliez pas d’informer votre nom, niveau, tel et email.
3- Seulement les questionnaires ayant toutes les bonnes réponses feront l’objet des deux tirages au sort de 2 kits culture comprenant livres, CD e DVD.
4- Les résultats seront annoncés le 21.06.2019.

La Tourné des Chefs à la Cuisine – Edição Chef Danilo Takigawa

Promovido pela Aliança Francesa de Curitiba em parceria com a Notre Cave, importadora e distribuidora de vinhos finos especializada em pequenos produtores independentes do Vale do Rhône, o circuito foi um sucesso de público em todas as edições do ano passado e tem o objetivo de difundir a cultura francesa através da gastronomia e da enologia, promovendo uma noite única onde impera a convivialidade e a troca entre o chef e os comensais.

O Chef Danilo Nakamura Takigawa é um dos nomes mais promissores da gastronomia em Curitiba, responsável pela cozinha do Bobardí há 9 meses, já estagiou no 6º melhor restaurante do mundo e foi finalista do Bocuse D’Or 2018.
O menu completo será harmonizado com genuínos vinhos artesanais franceses, trazidos ao Brasil com exclusividade pela Notre Cave. O cultivo é feito de forma sustentável, a colheita é manual e a maioria dos rótulos são orgânicos e biodinâmicos.
A vinificação e o envase são feitos dentro das propriedades, o que distingue o trabalho desses produtores em relação às grandes marcas conglomeradas.

MENU

Couvert:
Sourdough de sementes, manteiga noisette com amburana, ervas frescas, ricota e lâmina de pato defumado

Entrada:
Cromesqui de frango com quiabo e nibs de cupuaçu.
Abóbora, consomée de suan, vinagrete de hortelã e couve

Prato Principal:
Barriga de porco, mandioca defumada e tucupi.

Sobremesa:
Canelone de gergelim, maçã e sorvete de leite.

O ambiente da cozinha gourmet da Aliança Francesa é intimista, sendo possível acompanhar o chef finalizar os pratos e também conversar, tirando dúvidas sobre as preparações e sobre os vinhos.

APENAS 12 VAGAS!
Local: La Cuisine (cozinha pedagógica da Aliança Francesa)
Alameda Prudente de Moraes, 1101 – Centro

INSCRIÇÕES: http://bit.ly/2ZeF1g2

VALOR: R$ 250,00 por pessoa via depósito/transferência (inclui todos os pratos e vinhos)
Email: adega@notrecave.com.br
WhatsApp: 41 98879-0848

NOTRE CAVE
A NOTRE CAVE oferece vinhos exclusivos de altíssima qualidade do Vale do Rhône, trabalhando em parceria com produtores independentes que possuem tradição familiar e vasto conhecimento na produção de vinhos artesanais extraordinários, representantes da melhor expressão do terroir e AOCs distintas. O cultivo é feito de forma sustentável, a colheita é manual e a maioria dos rótulos ofertados são orgânicos e biodinâmicos. A vinificação e o envase são feitos dentro da propriedade, o que distingue o trabalho desses produtores em relação às grandes marcas conglomeradas. O resultado dessa curadoria especial se reflete em rótulos surpreendentes e exclusivos.

LA TOURNÉE DES CHEFS À LA CUISINE 2019
A cada edição, um renomado chef apresenta releituras de clássicos da gastronomia francesa em um jantar exclusivo em petit commité, harmonizado com rótulos franceses inéditos no Brasil, autênticos vinhos apreciados com reconhecimento no país de origem.

Café philo: O animal: o radical outro

Os encontros mensais de Café philo apresentam em 2019 temas relacionados a alteridades: faces, fronteiras e muros.

Data: 29/11
Horário: 19h30
Tema: Migrações e hospitalidade.
Palestrantes: Marta Luciane Fischer (PUCPR) & Thiago Vasconcelos (PUCPR)
Curador: Ericson Falabretti
Apoio: PUCPR

Inscrições: Em breve

Café philo: As formas e faces da alteridade

Os encontros mensais de Café philo apresentam em 2019 temas relacionados a alteridades: faces, fronteiras e muros.

Data: 28/06
Horário: 19h30
Tema: As formas e faces da alteridade
Palestrantes: Leandro Gorsdorf (UFPR) & Rodrigo Alvarenga (PUCPR)
Curador: Ericson Falabretti
Apoio: PUCPR

Inscrições Gratuitas

Festival Varilux de Cinema Francês

O maior festival de cinema francês contemporâneo!

De 13 a 26 de junho em Curitiba!

CANAIS DIGITAIS DO FESTIVAL 

Facebook: https://www.facebook.com/variluxcinefrances 
Instagram: https://www.instagram.com/variluxcinefrances 
Site: www.variluxcinefrances.com

 

NO ANO EM QUE COMEMORA 10 ANOS, O FESTIVAL ALCANÇA A MARCA DE UM MILHÃO DE ESPECTADORES

A maratona de filmes franceses de 2019 já está confirmada para junho. O Festival Varilux de Cinema Francês acontece de 13 a 26 de junho aqui em Curitiba, trazendo para o público brasileiro a recente safra da cinematografia francesa. No ano em que completa dez anos, o Varilux irá ultrapassar a marca de um milhão de espectadores.

Nos últimos dez anos o Varilux conquistou o cinéfilo brasileiro. E não foram apenas os fãs, admirados das produções francesas. Mas também um espectador comum, interessado na diversidade cultural. O festival foi crescendo gradativamente em número de cidades, de salas de cinema e de público.

O Festival Varilux de 2010 foi realizado em nove cidades, exibido em 11 salas de cinema e visto por cerca de 25 mil pessoas. Nove anos depois, em 2018, atingiu quase todo o Brasil, tendo passado por 88 municípios, 118 salas e consumido por um público de 172 mil pessoas de todas as idades. Os longas-metragens programados se destinam tanto a adultos quanto jovens e crianças.

Programação completa: Em breve

 

Sarau Histoire – Leopoldo I e a Bélgica na encruzilhada da Europa

Data: 14.06
Local: Café Babette (Prudente de Moraes, 1101)
Horário: 19h30
Palestrante:Wilson Maske
Curadoria: Prof.a Maria Cecilia Barreto Amorim Pilla
INSCRIÇÕES GRATUITAS

A Bélgica é um país com uma longa história que habita um Estado recentemente estabelecido. Situada no coração da Europa é um país multicultural no qual o francês é a principal língua administrativa, mas não a língua da maior parte da população. Esse aspecto tem marcado a história do país, cujo primeiro rei foi Leopoldo de Saxe-Coburgo-Gotha, que em vez de ocupar o lugar de principe consorte inglês, fez o destino que a rainha morresse no parto de seu primeiro filho. Assim, Leopoldo se tornou o primeiro rei dos Belgas fundando uma dinastia  ambiciosa por poder cuja descendência ocuparia, por meio de bons casamentos, o trono de vários reinos, entre eles os de Portugal, Inglaterra, Bulgária, com ramificações na Áustria e até no Brasil.

 

Cineclub da Aliança Francesa | Conte d’été

Nome do filme: Conto de Verão (Conte d’été) – (França, 1995, Comédia, 113’)

1º sessão: 15/06, Cinemateca às 16h | Profº Leandro  

2º sessão: 29/06, Cine Guarani às 16h | Profª Vica

Sinopse: Gaspard é um jovem que viaja até o balneário francês de Dinard, na Bretanha. Ele pretende encontrar Lena, por quem está apaixonado. Logo após sua chegada ele conhece Margot, que trabalha como garçonete na creperia de sua tia. Eles logo se tornam amigos e passam a ficar um bom tempo juntos, mas Gaspard sente-se reticente em contar a ela a verdade sobre sua viagem.

 Direção: Eric Rohmer

 Link do Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=ZiaMpW1OVyA  

 Classificação: Livre

INSCRIÇÕES GRATUITAS

Cineclub da Aliança Francesa | Conte d’été

Nome do filme: Conto de Verão (Conte d’été) – (França, 1995, Comédia, 113’)

1º sessão: 15/06, Cinemateca às 16h | Profº Leandro  

2º sessão: 29/06, Cine Guarani às 16h | Profª Vica

Sinopse: Gaspard é um jovem que viaja até o balneário francês de Dinard, na Bretanha. Ele pretende encontrar Lena, por quem está apaixonado. Logo após sua chegada ele conhece Margot, que trabalha como garçonete na creperia de sua tia. Eles logo se tornam amigos e passam a ficar um bom tempo juntos, mas Gaspard sente-se reticente em contar a ela a verdade sobre sua viagem.

 Direção: Eric Rohmer

 Link do Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=ZiaMpW1OVyA  

 Classificação: Livre

INSCRIÇÕES GRATUITAS