Soirées Littéraires | A Livraria Mágica de Paris

Evento bimestral da Aliança Francesa de Curitiba e Marcelo Almeida Cultura.
Venha discutir com Marcelo Almeida e demais participantes obras da literatura francesa e francófona.

Como funciona o evento:

  1. É selecionada uma obra francófona. Este mês: A Livraria Mágica de Paris 
  2. O público interessado faz inscrição e pode emprestar a obra na secretaria da AF;
  3. O publico inscrito pode ler a obra até o dia do evento;
  4. No dia do evento, os participantes debatem, conversam sobre a obra;
  5. Após o evento, os participantes devolvem a obra.

Data : 07/02/19
Horário: 19h30
Local: Café Babette
Informação: 3223.4457 ou contato@afcuritiba.com.br 
Evento gratuito e aberto ao público
Sinopse: 
O livreiro parisiense Jean Perdu sabe exatamente que livro cada cliente deve ler para amenizar os sofrimentos da alma. Em seu barco livraria, ele vende romances como se fossem remédios. Infelizmente, o único sofrimento que não consegue curar é o seu: a desilusão amorosa que o atormenta há 21 anos, desde que a bela Manon partiu enquanto ele dormia. Tudo o que ela deixou foi uma carta que Perdu não teve coragem de ler. Até um determinado verão que muda tudo e que leva Monsieur Perdu a abandonar a casa na estreita rua Montagnard e a embarcar numa jornada que o levará ao coração da Provence e de volta ao mundo dos vivos.
Sucesso de público e crítica, repleto de momentos deliciosos e salpicado com uma boa dose de aventura, A livraria mágica de Paris é uma carta de amor aos livros, perfeito para quem acredita no poder que as histórias têm de influenciar nossas vidas.

ExpoPhoto “France eMotion – Le Voyage animé”

“France eMotion – Le Voyage animé” contém 35 obras, que ganham vida através da realidade aumentada e levam o espectador a redescobrir toda a riqueza do patrimônio francês.

France eMotion é uma experiência artística inédita, no encontro entre fotografia e animação digital, que fará com que você mergulhe em uma viagem supreendente sobre as riquezas da França. Para dar vida as imagens, os artistas franceses Julie Chheng e Thomas Pons imaginaram um personagem animado circulando e se transformando nas fotográfias, devido a um aplicativo móvel de realidade aumentada. Baixe o aplicativo “France eMotion”, disponível gratuitamente em Android e IOS e venha se divertir com a gente.

Local: AF Prudente
Horários: 2ª a 5ª: 08h00 – 21h30 | 6ª feira: 08h00 – 20h00 | Sábados: 08h00 – 12h00
Data: de 08/12 a 21/12
Entrada gratuita

I Apresentação do Coral AF

A Capela Santa Maria recebe corais de diversas etnias num grande espetáculo natalino que vai encantar a família curitibana.
O repertório montado pela Regente Helen Tormina compara sonoridades da música antiga com a música atual do jazz e da trilha sonora.

Repertório:

  • Pierre Attaignant – 1494- 1552
    “Tourdion”
  • Zaz – 1980
    “Je Veux”
  • Bruno Coulais – 1954
    “Vois Sur ton chemin”
  • Autor desconhecido – Villancico dele siglo XIII
    “Le Message des Anges”

Local: Capela Santa Maria Espaço Cultural
Endereço: 
Rua Conselheiro Laurindo, 273 – Centro
Data:
 09/12/2018
Horário: 18h30
Entrada: Franca
Classificação: livre

IMprudentes

Vem aí IMprudentes!

Dia 08 de Dezembro, a rua mais charmosa da cidade estará novamente unida para trazer o melhor da cultura, moda, design, gastronomia e música ao vivo para a sua família. Aqui na AF iniciaremos com um Brunch à Francesa delicioso às 10h30, seguido de aulas experimentais e mini ateliers gratuitos.

O brunch será especial e completo, com ingredientes selecionados para agradar todos os paladares. Para quem gosta de doce, será servido Pain perdu (Rabanada), Tartines à la confiture (Pão com manteiga e geleia). Já quem prefere salgado, vai se impressionar com os Oeufs brouillés tomates et fromage (ovos mexidos com tomates e queijos) e Gaufres salées (waffles salgados). Tudo isso acompanhado de Jus de fruit (suco de frutas), Mimosa (coquetel de espumante com suco de laranja), Leite, Café e Chá  (menu sujeito a alteração).

As aulas experimentais, Ateliers e teste de nível irão acontecer entre 11h às 12h, voltando às 14h até 16h. No Café Babette vai conter um Bazar de Natal, com artesanatos de decoração o dia todo, e às 16h, a Professora Sandra vai preparar e ensinar como se faz um magnifique Crepe Francês para adolescente de 11 a 13 anos. Durante o dia, será ofertado a famosa feira de queijos com o Ronan Kerrest – Especialista em queijos finos Franceses.

A galeria da Aliança Francesa de Curitiba inaugura a exposição “France eMotion – Le Voyage Animé”. Uma amostra do projeto idealizado pela Atout France, que reune jovens fotógrafos internacionais, novas tecnologias e paisagens culturais francesas. Foram selecionados quatro fotógrafos: Edu Monteiro, nascido em Porto Alegre e residente no Rio de Janeiro, Ishola Akpo (beninense), David Schalliol (estadunidense) e Lourdes Segade (espanhola). France eMotion é uma experiência artística inédita, no encontro entre fotográfia e animação digital, que fará com que você mergulhe em uma viagem supreendente sobre as riquezas da França. Para dar vida as imagens, os artistas franceses Julie Chheng e Thomas Pons imaginaram um personagem animado circulando e se transformando nas fotográfias, devido a um aplicativo móvel de realidade aumentada. Baixe o aplicativo “France eMotion”, disponível nas lojas App Sorte e Play Store.

Data: 08/12
Horário: das 10h30 às 16h
Inscrições Gratuitas: ONLINE

Esperamos por você! Confira a programação completa.

I Semana Internacional da Leitura

A Biblioteca Pública do Paraná recebe, de 26 a 30 de novembro, a 1ª Semana Internacional da Leitura, evento promovido pela Secretaria de Estado da Cultura (SEEC). No mesmo período também acontece o II Encontro de Agentes de Leitura do Paraná, que marca o encerramento das atividades do Programa Agentes de Leitura do Paraná. A programação é destinada aos agentes de leitura, profissionais que trabalham em bibliotecas e servidores ligados à área de leitura e literatura.
Durante a semana, especialistas em leitura participam de bate-papos, palestras e conferências com o objetivo de aprimorar o conhecimento adquirido pelos agentes nas oficinas de formação realizadas durante o ano. A francesa Christine Razet, a escritora brasileira Marina Colasanti e a especialista espanhola Inês Miret são alguns dos destaques da programação.
“Nosso maior objetivo, além de trazer referências na área da leitura, é avaliar as ações do Programa Agentes de Leitura, do Plano Estadual do Livro, Leitura e Literatura (PELLL) e discutir novas metas e desafios que se apresentam no caminho. Para isso é fundamental que haja a troca de experiências”, explica Tatjane Garcia, coordenadora do PELLL.
Programação
No dia 26, o destaque da programação é a francesa Christine Razet. Especialista em leitura, ela fala sobre questões debatidas em seu ensaio “Da Leitura de uma história à leitura de uma escrita”, em que assinala, por exemplo, a importância de se conhecer o contexto e as razões pelas quais uma obra foi escrita. A conferência tem início às 19h, no auditório da Biblioteca Pública.
Marina Colasanti, uma das mais premiadas escritoras brasileiras, ministra a palestra “Leitura e Resistência”, no dia 27, às 19h. E no dia seguinte, 28, também às 19h, Inês Miret, co-diretora do Laboratório Emília de Formação (Madri/Espanha), fala sobre “Redes Sociais de Leitura e Escrita: experiências e inovação em projetos da América Latina e Espanha”, em que apresenta casos de sucesso que passaram pela instituição que representa.
Fechando a programação, nos dias 29 e 30, acontece o “Encontro de Bibliotecas Públicas Municipais”, cujo foco é  a formação dos atendentes de bibliotecas e bibliotecários. Um dos destaques do encontro é a oficina “Noções básicas de LIBRAS — Língua Brasileira de Sinais”, no dia 29, que discute a importância da inclusão nos espaços de leitura.
Serviço:
1ª Semana Internacional da Leitura
II Encontro de Agentes de Leitura do Paraná e Seminário de Avaliação do Plano Estadual do Livro Leitura e Literatura (PELLL)
Encontro de Bibliotecas Públicas do Paraná
De 26 a 30 de novembro
R. Cândido Lopes, 133, Centro, Curitiba/PR
Mais informações: 3221-4900 / 3225-6883
Confira a programação completa AQUI.

Palestra Viver e Trabalhar no Quebec – Lotado

Participe do evento de networking com foco na mobilidade internacional de profissionais qualificados das áreas de TI e games no Brasil.

Você trabalha com TI ou videogames?
Você gostaria de ter uma experiência profissional internacional?
Esta é a sua oportunidade!

Você terá a chance de conversar com recrutadores de 5 empresas de Montreal, Québec, Canadá:
Behaviour Interactive, IBM (Client Innovation Center e LGS), Intelerad, SII Canada e Ubisoft.

Para participar, registre-se neste link.

Somente os candidatos selecionados receberão uma confirmação de participação por e-mail e o endereço do evento.

Há mais de 100 ofertas de emprego!
CONHEÇA AS EXIGÊNCIAS E QUALIFICAÇÕES NECESSÁRIAS ATRAVÉS DESSE LINK.
Esperamos você!

————————–

Vous avez un profil de développeur, programmeur, analyste QA, architecte logiciel, data scientist ?
Vous êtes à la recherche d’une superbe opportunité professionnelle à l’étranger ?
Voici votre chance !

Enregistrez-vous et soumettez votre candidature via ce lien. Seuls les candidats sélectionnés recevront une invitation à participer à notre événement de réseautage et de recrutement.

Seront présentes 5 entreprises de Montréal (Québec, Canada) pour recruter : Behaviour Interactive, IBM (Client Innovation Center et LGS), Intelerad, SII Canada et Ubisoft.

Près de 100 postes sont à pourvoir !
Pour connaître les connaissances et compétences requises de chacun des postes, rendez-vous ICI
Nous vous attendons nombreux!

DATA4 de dezembro de 2018
LOCAL:
Aliança Francesa de Curitiba – Sede Prudente
INSCRIÇÕES: LOTADO

VEXATIONS – 840 vezes Satie

Grupo de pianistas tocará por 24 horas ininterruptas em Curitiba

A obra VEXATIONS, de Erik Satie, será executada 840 vezes pelo Coletivo PIANOVERO e pianistas convidados!

Uma maratona musical. Pianistas do Coletivo PIANOVERO e pianistas convidados irão realizar em Curitiba o que é considerado como a peça para piano solo mais longa da história, a obra VEXATIONS, do compositor e pianista francês Erik Satie. O recital acontece na Sala de Exposições do Teatro Guaíra nos dias 24 e 25 de novembro, das 19h30 às 19h30.

VEXATIONS foi escrita em 1893, resgatada do esquecimento em 1949 por Henri Sauget, um amigo de Satie, e apresentada pela primeira vez em 1963 por John Cage em Nova York. Em 2018, o Coletivo PIANOVERO recria a performance, com a participação de mais de 20 pianistas, que se revezarão durante 24 horas para executar a obra seguindo as instruções do compositor para se tocar 840 vezes em sequência, “dentro de um grande silêncio e de uma imobilidade séria”.

A performance será realizada pelo Coletivo PIANOVERO e pelos pianistas convidados Alberto Heller, André Bertoncini, Beatriz Deschamps, Julia Saggin, Soraia Luders, Wilson Dittrich e Zelia Chueke.
Segundo a diretora musical, Vera Di Domênico, a grande extensão da obra torna sua execução e audição um desafio transcendente, apesar da aparente simplicidade. “Nós apresentaremos esta obra em sua totalidade em Curitiba, e acreditamos que tal repetitividade nos leva a refletir sobre o paradoxo da cultura contemporânea, que sobrevive tanto pela repetição obsessiva e plana de certos motivos – como bem retratou Andy Warhol em sua pop art – como na renovação doentia de produtos para consumo. Mas a repetitividade também detém um diálogo com a afetividade: a repetição é um fator constitutivo da nossa percepção do mundo e da sedimentação de um repertório particular, ao transformar o desconhecido ou exótico em familiar e pessoal”.

A performance será transmitida ao vivo em tempo integral e o público poderá circular à vontade, respeitando um nível de silêncio necessário à audição do instrumento.

Coletivo PIANOVERO (Facebook e Instagram – @coletivopianovero)

O Coletivo PIANOVERO assumiu este nome em 2018 e é um grupo de pianistas profissionais e amadores que realizam projetos pianísticos há diversos anos a partir de Curitiba, sempre com direção musical de Vera Di Domênico, sua idealizadora e coordenadora. Hoje o coletivo é composto pelos pianistas Analena Bordin, Eneida Holzman, Giulia Ferreira, Grace Filipak Torres, Julia Deschamps, Karine Kawamura, Lilian Nakahodo, Lucas Dias, Marcele Cotosky, Matheus Fedrigo, Monica Han, Silvio Silva Júnior, Taciana Basso e Vera Di Domenico (ordem alfabética).

Saiba mais sobre a obra

Interpretações estéticas e filosóficas sobre VEXATIONS diferem muito. Muitas pessoas a veem como a maior e mais bem-sucedida peça de puro blefe de Satie.  Outros a veem como precursora da música dodecafônica e outros, ainda, como uma tentativa de usar o tédio construtivamente para fins artísticos, como um jogo de repetições sem fim, cuja monotonia se aproxima do silêncio. Satie era um místico, então talvez também seja possível analisar numerologicamente as 840 vezes que a obra é repetida: 8 – o infinito; 4 – o mundo manifestado; 0 – a perfeição: “no infinito a manifestação encontra a perfeição”.

Não se sabe o que Satie realmente pretendia com VEXATIONS: melhor ouvir e decidir por conta própria.

SERVIÇO:
VEXATIONS – 840 vezes Satie
Local: Sala de Exposições do Teatro Guaíra
Datas: Dias  24 e 25 de novembro de 2018 – sábado e domingo
Horários: das 19h30m de sábado às 19h30m de domingo.
Ingressos: livre – contribuição espontânea e livre no local

Ficha técnica:
Realização: Coletivo PIANOVERO
Direção musical: Vera Di Domênico
Piano e afinação: Donizete  Bonifácio
Projeto visual e figurino: Karine Kawamura/Silvio Silva Júnior – Lumen Design
Transmissão ao vivo: João Marcelo Gomes
Fotografia: Gabriel Stocchero
Assessoria de imprensa: Evidência Comunicação
Apoio: Aliança Francesa/Curitiba, Fundação Cultural Teatro Guaíra, Bonifácio Pianos, Lumen Design, Café Kim, Gabriel

Wagner Schwartz – Nunca junto mas ao mesmo tempo

Lançamento do livro “Nunca juntos mas ao mesmo tempo” do autor Wagner Schwartz seguido de mesa redonda sobre tradução.

Em um primeiro momento, o autor apresenta seu livro e sua nova forma de escrever através da própria inscrição do texto na página, o vazio em torno dele. Tal fato não é um simples dispositivo editorial, e sim uma intenção de escrita, como se o autor escrevesse também com o vazio.

Em um segundo momento, será conduzida uma mesa redonda para falar sobre tradução. A obra do Schwartz foi traduzida para o Francês, língua usada pelo autor que divide sua moradia entre o Brasil e a França. Umas das grandes questões sobre tradução é: “o que não deve ser traduzido ?”

Mediador: Ronie Rodrigues
Mesa: Sylvain Bureau e Francisco Mallmann

Entrada franca mediante inscrição AQUI

Soiréé Haitienne

Soirée de la Culture Haitienne

La culture haitienne puise ses racines des régions d’Afrique de l’ouest
mais est aussi fortement influencée par la présence Française depuis 1625.
Les représentants de l’association haitienne « Solidarité Immigré »
vous proposent une présentation de la culture, de l’histoire et des curiosités d’Haiti,
depuis sa découverte jusqu’à la révolution de 1803. Suite à cette présentation,
vous serez invités à une discussion sur les thèmes abordés,
accompagnée d’une dégustation de plats typiques haitiens.

 ————–

Noite da Cultura Francesa

A Cultura do Haiti possui raízes com características marcantes da região oeste da África,
além de ser influenciada pela França desde 1625.
Os representantes da Associação Haitiana “Solidarité Immigré” irão ministrar
uma palestra sobre a cultura, história e curiosidades do Haiti,
desde seu descobrimento até a revolução em 1803.
Após a apresentação, vamos conversar sobre os assuntos
abordados e realizaremos uma degustação de pratos típicos haitianos.

Palestrantes: Calille Max (Secretário Geral Haitian Solidarité Immigré) e convidados.
Local: AF Prudente
Horário: 18h às 20h
Inscrições Gratuitas 

Reunião Informativa Intercâmbio Grenoble

Venha participar do na nossa reunião informativa mais sobre o Intercâmbio de Grenoble, como será o seu dia-a-dia, quais serão as atividades inclusas e muito mais!

Palestrante: Dayana Belmont e Prof Luciana Frare Bettio
Local:  AF – Prudente de Moraes, 1101
Data: 12.11
Horário: 20h00
Entrada franca: Clique aqui para participar!