Soirées Littéraires | A Menina dos Olhos de Ouro

Evento bimestral da Aliança Francesa de Curitiba e Marcelo Almeida Cultura.
Venha discutir com Marcelo Almeida e demais participantes obras da literatura francesa e francófona.

Como funciona o evento:

  1. É selecionada uma obra francófona. Este mês: A Menina dos Olhos de Ouro, Honoré de Balzac
  2. O público interessado faz inscrição e pode emprestar a obra na secretaria da AF;
  3. O publico inscrito pode ler a obra até o dia do evento;
  4. No dia do evento, os participantes debatem, conversam sobre a obra;
  5. Após o evento, os participantes devolvem a obra.

Data : 21/03/19
Horário: 19h30
Local: Café Babette
Informação: 3223.4457 ou contato@afcuritiba.com.br 
Inscrições: Online | Secretaria AF Prudente e Fabrika

Sinopse: 
A representação dos fundamentos da vida parisiense, como ocorre na maior parte da obra de Honoré de Balzac, é especialmente aguda e crítica em “A menina dos olhos de ouro”, publicado pela primeira vez em 1835. No capítulo que abre a novela, Fisionomias parisienses, a descrição ácida de diversos tipos que formam o mosaico social da cidade desemboca na conclusão: Em Paris, toda paixão se resume a dois termos: ouro e prazer. Filho de um lorde inglês com quem não tem contato, e de uma marquesa francesa que se casou com um velho cavalheiro que a acolheu grávida mediante dote pago, Henri de Marsay torna-se um jovem belo, rico e bem-sucedido no complexo emaranhado de relações da alta sociedade francesa. Numa caminhada ele se depara com uma linda e enigmática moça dona de dois olhos amarelos como os de um tigre, um amarelo de ouro que brilha, de ouro vivo, e imediatamente se apaixona por aquela que descobre ser Paquita Valdès. A aproximação de Paquita, cercada de mistérios (ele deve ir de olhos vendados em uma carruagem para um lugar que desconhece), leva o jovem de Marsay a uma perda de controle a que não está acostumado. O erotismo que permeia a alta aristocracia é pintada com cores cruas, e esse realismo que de Marsay terá de encarar, já sem venda nos olhos. A menina dos olhos de ouro’ é o terceiro romance da trilogia ‘História dos treze’ que inclui ainda ‘Ferragus’ e ‘A duquesa de Langeais’. O fio condutor desta trilogia é a existência, nos bastidores das tramas, de uma sociedade secreta, ‘Os treze Devoradores’, espécie de confraria cujos membros juravam ajudarem-se entre si. O livro pode, porém, ser lido de forma independente – cada livro da trilogia tem uma história autônoma, com começo, meio e fim.

Chef Pour un Jour | Tartare de Saumon & Cassoulet

De amadores para amadores, para quem gosta de compartilhar, conversar e cozinhar.

Neste encontro, a  Chef Elizangela Gomes Camargo irá ensinar como preparar um menu completo: Tartar de Saumon Cassoulet.

Data: 22/03
Horário: 19 – 21h
Local: La Cuisine | AF Prudente
Investimento: R$ 60,00. Bebidas não incluídas. Pode trazer seu vinho ou adquirir no Café Babette
Matrícula: Online ou secretarias AF

——–

Jornada Portas Abertas

INSCRIÇÕES: Online

*** Programação sujeita a alteração***

Para experimentar um pouco das várias facetas da França, participe da Jornada de Portas Abertas promovida pela Aliança Francesa de Curitiba. Uma forma de sentir o gostinho de tudo que acontece na escola o ano todo. Desvende os mistérios por trás da cultura francesa e francófona. Vivencie todas as possibilidades e concorra a bolsas de estudo durante a programação. Serão sorteadas 2 bolsas de 100% e 6 bolsas com 50% de desconto, ambas para o nível A1.1. Confira o regulamento para participar AQUI

Você vai poder conhecer melhor nossas atividades e infraestrutura durante todo o dia! São aulas experimentais de francês, shows, degustações, enogastronomia, literatura, doação de livros e muito mais!!

NOVIDADE: ESCAPE GAME 

Em parceria com a Puzzle Room, os gamers serão desafiados a encontrar o protótipo original da torre Eiffel, roubada pelo ladrão francês mais charmoso do mundo Arsène Lupin

Mas o que é escape game afinal?
Escape Game é uma experiência real e interativa. Um time de 5 jogadores serão desafiados, utilizando várias pistas para resolver enigmas antes que o tempo acabe. Você está pronto para correr contra o tempo e encontrar a Torre Eiffel em 20 minutos? Tick tack tick tack.

Menu Français: 

Entrada: aperitivo de legumes crocantes com molho e pães especiais;
Prato principal: steak tartare acompanhada de uma salada composta;
Sobremesa: Torta de morangos;

 

 

My French Film Festival

Festival de filmes franceses, online, gratuito e com legendas em português.

MyFrenchFilmFestival.com é um conceito inédito que tem o objetivo de apresentar a nova criação cinematográfica francesa e permite aos usuários do mundo inteiro compartilhar seu amor pelo cinema francês.
Um dos festivais cinematográficos virtuais mais badalados e “aconchegantes” do mundo está de volta: estamos falando do MyFrenchFilmFestival, que chega à sua 9ª edição com a missão de superar o recorde de 2018, quando os títulos da mostra receberam mais de 12 milhões de visualizações em todo o planeta. E para esquentar os motores, o festival anunciou os 28 longas e curtas-metragens — representando a diversidade de estilos e gêneros da recente filmografia francesa.

Data: De 18 de janeiro a 18 de fevereiro de 2019 os cinéfilos do mundo inteiro terão acesso a todos os filmes que esta nona edição do festival de cinema francês online apresenta.
Local: Na plataforma myFrenchFilmFestival.com no mundo inteiro. O festival estará também disponível em cerca de outras cinquenta plataformas parceiras, dependendo dos territórios, entre elas iTunes em 97 países.

Saiba mais: 

 

 

Chef Pour un Jour | Jambalaya

O primeiro encontro culinário e descontraído de 2019 está aproximando-se. De amadores para amadores, para quem gosta de compartilhar, conversar e cozinhar.

Neste encontro, o  Chef Marcel Nascimento Faigle irá ensinar como preparar um menu completo: Jambalaya comme à la Nouvelle-Orléans | Jambalaya como em Nova Orleans, especialidade da Luisiana Francesa.

Data: 25/01
Horário: 19 – 21h
Local: La Cuisine | AF Prudente
Investimento: R$ 60,00. Bebidas não incluídas. Pode trazer seu vinho ou adquirir no Café Babette
Matrícula: LOTADO

——–

Conheça a culinária Cajun (cadiana)

La cuisine cadienne (ou cuisine cajun) a été introduite en Louisiane par les Acadiens. Elle est d’origine française avec des influences espagnoles, africaines et amérindiennes.
Son influence française se remarque, entre autres, dans l’utilisation du roux. Elle se caractérise par son recours aux épices, aux oignons, aux poivrons, aux okras (gombos, en français cadien) et au céleri. Les fruits de mer, mais surtout les écrevisses (crawfish), tiennent une place prééminente dans la cuisine cadienne.
Les sauces sont épaissies à l’aide de poudre de gumbo filé, faite de feuilles de sassafras.

A cozinha cadiana ( ou cajun ) foi introduzida na Louisiana pelo Acadianos (colonizadores de origem francesa). Ela é de origem francesa com influências espanholas, africanas e ameríndias.
Sua influência francesa se verifica, entre outros, pelo uso do roux. Ela se caracteriza pelo uso de temperos, cebolas, pimentões, gombôs e aipo. Os frutos do mar, sobretudo os lagostins, têm um lugar proeminente na cozinha cadiana. Os molhos são engrossados com o pó de gumbo filé, feito de folhas de sassafrás.

 

 

Soirées Littéraires | A Livraria Mágica de Paris

Evento bimestral da Aliança Francesa de Curitiba e Marcelo Almeida Cultura.
Venha discutir com Marcelo Almeida e demais participantes obras da literatura francesa e francófona.

Como funciona o evento:

  1. É selecionada uma obra francófona. Este mês: A Livraria Mágica de Paris 
  2. O público interessado faz inscrição e pode emprestar a obra na secretaria da AF;
  3. O publico inscrito pode ler a obra até o dia do evento;
  4. No dia do evento, os participantes debatem, conversam sobre a obra;
  5. Após o evento, os participantes devolvem a obra.

Data : 07/02/19
Horário: 19h30
Local: Café Babette
Informação: 3223.4457 ou contato@afcuritiba.com.br 
Inscrições: Online | Secretaria AF Prudente e Fabrika
Sinopse: 
O livreiro parisiense Jean Perdu sabe exatamente que livro cada cliente deve ler para amenizar os sofrimentos da alma. Em seu barco livraria, ele vende romances como se fossem remédios. Infelizmente, o único sofrimento que não consegue curar é o seu: a desilusão amorosa que o atormenta há 21 anos, desde que a bela Manon partiu enquanto ele dormia. Tudo o que ela deixou foi uma carta que Perdu não teve coragem de ler. Até um determinado verão que muda tudo e que leva Monsieur Perdu a abandonar a casa na estreita rua Montagnard e a embarcar numa jornada que o levará ao coração da Provence e de volta ao mundo dos vivos.
Sucesso de público e crítica, repleto de momentos deliciosos e salpicado com uma boa dose de aventura, A livraria mágica de Paris é uma carta de amor aos livros, perfeito para quem acredita no poder que as histórias têm de influenciar nossas vidas.

ExpoPhoto “France eMotion – Le Voyage animé”

“France eMotion – Le Voyage animé” contém 35 obras, que ganham vida através da realidade aumentada e levam o espectador a redescobrir toda a riqueza do patrimônio francês.

France eMotion é uma experiência artística inédita, no encontro entre fotografia e animação digital, que fará com que você mergulhe em uma viagem supreendente sobre as riquezas da França. Para dar vida as imagens, os artistas franceses Julie Chheng e Thomas Pons imaginaram um personagem animado circulando e se transformando nas fotográfias, devido a um aplicativo móvel de realidade aumentada. Baixe o aplicativo “France eMotion”, disponível gratuitamente em Android e IOS e venha se divertir com a gente.

Local: AF Prudente
Horários: 2ª a 5ª: 08h00 – 21h30 | 6ª feira: 08h00 – 20h00 | Sábados: 08h00 – 12h00
Data: de 08/12 a 21/12
Entrada gratuita

I Apresentação do Coral AF

A Capela Santa Maria recebe corais de diversas etnias num grande espetáculo natalino que vai encantar a família curitibana.
O repertório montado pela Regente Helen Tormina compara sonoridades da música antiga com a música atual do jazz e da trilha sonora.

Repertório:

  • Pierre Attaignant – 1494- 1552
    “Tourdion”
  • Zaz – 1980
    “Je Veux”
  • Bruno Coulais – 1954
    “Vois Sur ton chemin”
  • Autor desconhecido – Villancico dele siglo XIII
    “Le Message des Anges”

Local: Capela Santa Maria Espaço Cultural
Endereço: 
Rua Conselheiro Laurindo, 273 – Centro
Data:
 09/12/2018
Horário: 18h30
Entrada: Franca
Classificação: livre

IMprudentes

Vem aí IMprudentes!

Dia 08 de Dezembro, a rua mais charmosa da cidade estará novamente unida para trazer o melhor da cultura, moda, design, gastronomia e música ao vivo para a sua família. Aqui na AF iniciaremos com um Brunch à Francesa delicioso às 10h30, seguido de aulas experimentais e mini ateliers gratuitos.

O brunch será especial e completo, com ingredientes selecionados para agradar todos os paladares. Para quem gosta de doce, será servido Pain perdu (Rabanada), Tartines à la confiture (Pão com manteiga e geleia). Já quem prefere salgado, vai se impressionar com os Oeufs brouillés tomates et fromage (ovos mexidos com tomates e queijos) e Gaufres salées (waffles salgados). Tudo isso acompanhado de Jus de fruit (suco de frutas), Mimosa (coquetel de espumante com suco de laranja), Leite, Café e Chá  (menu sujeito a alteração).

As aulas experimentais, Ateliers e teste de nível irão acontecer entre 11h às 12h, voltando às 14h até 16h. No Café Babette vai conter um Bazar de Natal, com artesanatos de decoração o dia todo, e às 16h, a Professora Sandra vai preparar e ensinar como se faz um magnifique Crepe Francês para adolescente de 11 a 13 anos. Durante o dia, será ofertado a famosa feira de queijos com o Ronan Kerrest – Especialista em queijos finos Franceses.

A galeria da Aliança Francesa de Curitiba inaugura a exposição “France eMotion – Le Voyage Animé”. Uma amostra do projeto idealizado pela Atout France, que reune jovens fotógrafos internacionais, novas tecnologias e paisagens culturais francesas. Foram selecionados quatro fotógrafos: Edu Monteiro, nascido em Porto Alegre e residente no Rio de Janeiro, Ishola Akpo (beninense), David Schalliol (estadunidense) e Lourdes Segade (espanhola). France eMotion é uma experiência artística inédita, no encontro entre fotográfia e animação digital, que fará com que você mergulhe em uma viagem supreendente sobre as riquezas da França. Para dar vida as imagens, os artistas franceses Julie Chheng e Thomas Pons imaginaram um personagem animado circulando e se transformando nas fotográfias, devido a um aplicativo móvel de realidade aumentada. Baixe o aplicativo “France eMotion”, disponível nas lojas App Sorte e Play Store.

Data: 08/12
Horário: das 10h30 às 16h
Inscrições Gratuitas: ONLINE

Esperamos por você! Confira a programação completa.

I Semana Internacional da Leitura

A Biblioteca Pública do Paraná recebe, de 26 a 30 de novembro, a 1ª Semana Internacional da Leitura, evento promovido pela Secretaria de Estado da Cultura (SEEC). No mesmo período também acontece o II Encontro de Agentes de Leitura do Paraná, que marca o encerramento das atividades do Programa Agentes de Leitura do Paraná. A programação é destinada aos agentes de leitura, profissionais que trabalham em bibliotecas e servidores ligados à área de leitura e literatura.
Durante a semana, especialistas em leitura participam de bate-papos, palestras e conferências com o objetivo de aprimorar o conhecimento adquirido pelos agentes nas oficinas de formação realizadas durante o ano. A francesa Christine Razet, a escritora brasileira Marina Colasanti e a especialista espanhola Inês Miret são alguns dos destaques da programação.
“Nosso maior objetivo, além de trazer referências na área da leitura, é avaliar as ações do Programa Agentes de Leitura, do Plano Estadual do Livro, Leitura e Literatura (PELLL) e discutir novas metas e desafios que se apresentam no caminho. Para isso é fundamental que haja a troca de experiências”, explica Tatjane Garcia, coordenadora do PELLL.
Programação
No dia 26, o destaque da programação é a francesa Christine Razet. Especialista em leitura, ela fala sobre questões debatidas em seu ensaio “Da Leitura de uma história à leitura de uma escrita”, em que assinala, por exemplo, a importância de se conhecer o contexto e as razões pelas quais uma obra foi escrita. A conferência tem início às 19h, no auditório da Biblioteca Pública.
Marina Colasanti, uma das mais premiadas escritoras brasileiras, ministra a palestra “Leitura e Resistência”, no dia 27, às 19h. E no dia seguinte, 28, também às 19h, Inês Miret, co-diretora do Laboratório Emília de Formação (Madri/Espanha), fala sobre “Redes Sociais de Leitura e Escrita: experiências e inovação em projetos da América Latina e Espanha”, em que apresenta casos de sucesso que passaram pela instituição que representa.
Fechando a programação, nos dias 29 e 30, acontece o “Encontro de Bibliotecas Públicas Municipais”, cujo foco é  a formação dos atendentes de bibliotecas e bibliotecários. Um dos destaques do encontro é a oficina “Noções básicas de LIBRAS — Língua Brasileira de Sinais”, no dia 29, que discute a importância da inclusão nos espaços de leitura.
Serviço:
1ª Semana Internacional da Leitura
II Encontro de Agentes de Leitura do Paraná e Seminário de Avaliação do Plano Estadual do Livro Leitura e Literatura (PELLL)
Encontro de Bibliotecas Públicas do Paraná
De 26 a 30 de novembro
R. Cândido Lopes, 133, Centro, Curitiba/PR
Mais informações: 3221-4900 / 3225-6883
Confira a programação completa AQUI.