Concurso Booktube-se!

O INSTITUTO FRANCÊS DO BRASIL E AS ALIANÇAS FRANCESAS DE TODO O PAÍS ORGANIZAM: BOOKTUBE-SE! DE 1º A 30 DE JUNHO DE 2018.

O QUE É UM “BOOKTUBE”?

Tendo como origem a contração das palavras Book e Youtube, o booktube surgiu com a criação da plataforma de vídeos online Youtube, em 2005. Tal fenômeno invadiu a internet especialmente após 2009, dando continuidade aos blogs, e é frequentemente visto como o “clube de leitura do século XXI”. O conceito do Booktube? Simples: os leitores publicam vídeos online em seus respectivos canais do Youtube, permitindo que compartilhem suas paixões literárias com a comunidade de internautas (followers).

COMO PARTICIPAR DO BOOKTUBE-SE?

Evento organizado entre 1º a 30 de junho de 2018 dentro das bibliotecas das instituições francesas no Brasil (Alianças Francesas, midiateca do Instituto Francês no Brasil, lycées franceses).

Condições para participação:

Estar inscrito(a) na plataforma Culturethèque, a biblioteca digital desenvolvida pelo Instituto Francês no Brasil (é obrigatório: estar regularmente matriculado em uma Aliança Francesa, na midiateca do Instituto Francês no Brasil ou em um lycée francês no território nacional).

Para os menores de idade, uma autorização dos responsáveis será necessária para a divulgação do vídeo (enviar para: bureaudulivrerio@gmail.com).

Etapas:

1– Escolher um documento textual entre as coleções disponíveis na Culturethèque (livros, quadrinhos, revistas, jornais, livros juvenis, coleção Français Facile…).

2– Gravar seu booktube e enviá-lo para o e-mail bureaudulivrerio@gmail.com(diretamente em anexo ou por wetransfer). O vídeo deve ser feito em francês, não ultrapassando 3 minutos de duração, e pode ser desenvolvido de diversas maneiras: um resumo, uma opinião, uma leitura ou interpretação de um fragmento de texto que seja coeso… Deixe correr livre sua imaginação ! O objetivo é gerar vontade de ler o livro. Os vídeos podem ser feitos com auxílio de uma câmera ou smartphone.

3– Um júri composto por profissionais da área (Delegação Geral da Aliança Francesa no Brasil, Bureau du livre e profissionais digitais), se reunirá para escolher o melhor vídeo. O ganhador será recompensado com uma surpresa! Para saber qual, veja o resultado no início de julho.